Começa nesta quinta-feira, dia 2 de maio, a 4ª Lumiere - Mostra de Cinema na Roça 2024. O cineclube itinerante levará a magia do cinema a quatro escolas rurais de Varginha, beneficiando cerca de 400 alunos. O objetivo é democratizar o acesso a animações infantis em curtas-metragens e despertar a imaginação das crianças. Elas irão rir, se emocionar e se surpreender com histórias incríveis, além de descobrir novos mundos com a sétima arte.
Serão dias de muita cultura, diversão e bons momentos!
Os curtas que serão exibidos são:
- Cuerdas, de Pedro Solis Garcia - vencedor do Goya® 2014 na categoria de melhor curta-metragem de animação espanhola (11 minutos)
- A Baleia Mágica, de Douglas Alves Ferreira - (11 e 19 minutos)
- Felícia e os Super - Resíduos do Bem, de Laly Cataguases (14 minutos)
- Meu Melhor Amigo, de Laly Cataguases (12 minutos)
Além das exibições, o projeto irá distribuir 80 bolsas para oficinas de linguagem audiovisual com o cineasta e mestre Patrick Moyses.
A Lumiere - Mostra de Cinema na Roça 2024 é uma produção da Faz Cultura Produtora, que tem com sócia – fundadora a produtora cultural e audiovisual Idmara Galo. O projeto é viabilizado pela Lei Paulo Gustavo, tem o apoio estrutural do Ponto de Cultura, Associação Artística Russilvânia Galo e o apoio cultural da Secretaria de Cultura do Governo de Minas Gerais, Ministério da Cultura, Prefeitura Municipal de Varginha e a Secretaria de Educação.
Cerimônia de abertura
A cerimônia que marca o início das atividades da Mostra será no dia 2 de maio, às 10h, na Escola Municipal Cláudio Figueiredo Nogueira e contará com a participação de autoridades, produtores, alunos e professores.
Escolas contempladas
Quatro escolas rurais de Varginha irão receber o projeto cultural. Confira o cronograma:
2 e 3 de maio – 10h - Escola Municipal Cláudia Figueiredo Nogueira
6 e 7 de maio – 10h – Escola Municipal Emílio Justiniano de Rezende Silva
13 e 14 de maio – 9h45 – Escola Municipal Paulo Cândido de Figueiredo
16 e 17 de maio – 9h45 – Escola Municipal José Pinto de Oliveira
Sinopse dos curtas
Cuerdas, de Pedro Solis Garcia
Vencedor do Goya® 2014 na categoria de melhor curta-metragem de animação espanhola, esse curta tem 11 minutos e traz a história de uma amizade verdadeira e de inclusão. Ele mostra a chegada do novo aluno, Nicolás, portador de paralisia cerebral. O jovem aluno sofre dificuldades para se enturmar na escola, porque seus colegas sempre demonstravam certa resistência em fazer amizade com Nicolás. Diferentemente de seus colegas de classe, María o ajuda em todo o processo de inclusão, através de brincadeiras de crianças, passeios, risadas, respeito e pura diversão.
A Baleia Mágica, de Douglas Alves Ferreira
O curta conta a história de três crianças que tem como melhor amiga uma baleia mágica. São muitas aventuras que vão muito além da imaginação.
Felícia e os Supe -Resíduos do Bem, de Laly Cataguases
O projeto apresenta temas como meio ambiente, conscientização sobre reciclagem, inclusão social, altruísmo, autoestima e diversidade cultural. Através de uma divertida e emocionante história de aventura – de heróis contra vilões, do bem contra o mal – o filme apresenta às crianças noções de sustentabilidade com o intuito de incentivá-las sobre a necessidade da separação consciente do lixo e da reciclagem para a preservação do meio ambiente.
Meu Melhor Amigo, de Laly Cataguases
Baseado no poema homônimo de Raphael Vieira, este curta é o 2º da trilogia Primeiras Impressões, todos com protagonistas infantis, cujo tema desta vez é a solidão, o sentir-se sozinho.
Curadoria
A curadoria da Mostra é feita pela produtora cultural e pedagoga Larissa de Freitas Evangelista. Atualmente, ela trabalha como analista técnico social no Sesc em Minas Gerais.
Larissa é proprietária do Larica Cultural, graduada em produção cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF), pós-graduada em humanidades pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Também foi analista de projetos na Nexo Investimento Social (Belo Horizonte) e instrutora do curso FIC de Assistente de Produção Cultural (IFSULDEMINAS). Possui capacitações em audiovisual e educação (UFSCar), processos de arte na educação (Funarte), gestão cultural (IF e UFPB) e fotografia (IFSULDEMINAS) e experiência nas áreas de produção e gestão cultural, arte, educação, mediação e curadoria.
Serviço
Lumiere - Mostra de Cinema na Roça 2024
Data: 2 a 17/5 – Escolas rurais de Varginha
Informações: Idmara Galo – (35) 98845-2019/ Instagram @lumiere_mostradecinema
Responsável pelas informações: Priscila Paiva – jornalista/ MTB: MG 13.375
Mín. 19° Máx. 27°