Um novo mês representa inúmeras oportunidades para aproveitar as opções festivas que o Calendário de Eventos do Ministério do Turismo (MTur) oferece em todo o país. Em outubro é celebrado o Dia de Nossa Senhora da Aparecida (12/10) e também acontece uma das maiores festas religiosas do Brasil: o Círio de Nazaré, que reuniu, somente ano passado, mais de 3 milhões de pessoas.
Além do turismo religioso, o Calendário conta com festivais de música, eventos gastronômicos, esportivos e muito mais. Vem ver algumas festividades abaixo:
RELIGIÃO– Reunindo fiéis em uma grandiosa manifestação de fé e devoção à Nossa Senhora de Nazaré, o Círio acontece há mais de 230 anos todo durante o segundo domingo de outubro. A festa, que começa nesse dia 08/10, terá uma programação cercada de emoção com procissões, manifestações artísticas, shows e uma experiência única para quem conhece o evento pela primeira vez.
Além de Nossa Senhora do Nazaré, outubro também é o mês de celebrar a Nossa Senhora da Aparecida. A cidade Aparecida do Taboado (MS), realiza durante os dias 11 ao 15 quermesses, leilões, apresentações culturais e shows musicais envolvendo a fé na Santa, que também é a padroeira do Brasil.
O Nordeste também não fica para trás. Dando início em um tradicional cortejo de baianas, seguido pela procissão a pé até o alto da Colina do Amparo, os fiéis vestem branco e andam descalços em busca da proteção das águas perfumadas para limpeza do corpo e da alma e as novenas. A Festa de Nossa Senhora do Amparo acontecerá de 31 de outubro até 08 de novembro, em Valença (BA) e atrai milhares de turistas e romeiros de todo o país, que se reúnem em frente à Igreja do Amparo para agradecer as graças alcançadas e pedir paz, fraternidade, saúde e bonança.
GASTRONOMIA– Os eventos gastronômicos do Calendário são sempre de deixar com água na boca. O Degusta Balneário, é a oportunidade perfeita de experimentar diversos pratos. Realizado até o dia 28 de outubro, o festival reúne um circuito pratos inéditos de 14 estabelecimentos participantes, onde a gastronomia se transforma em uma experiência que leva os visitantes às raízes de Balneários Camboriú (RS). Neste ano, o tema é “Sabores e Memórias: receitas de famílias tradicionais”.
Em sua 9ª edição, o Pantanal Cozinha Brasil acontece Cuiabá (MT) até o dia 8 de outubro, com uma programação intensa. Serão realizadas com aulas de culinária, palestras, degustações, feira e exposição, atividades culturais e sociais em diversos restaurantes. Além disso, o evento ainda apoia o empreendedorismo e traz grandes chefs e experiências gastronômicas únicas.
A maior festa de pescado do Brasil acontece durante os dias 5 e 22 de outubro em Itajaí (SC) e promete os melhores sabores da região. A 35ª edição de Marejada promove um evento com sustentabilidade e acessibilidade garantidos! São ações que envolvem eco copos, distribuição de água gratuita, embalagens recicláveis e gerenciamento de resíduos. É o primeiro do Brasil a eliminar o plástico descartável de sua operação e conquistar prêmio nacional de sustentabilidade do Ministério do Meio Ambiente. Neste ano, haverá ainda o 2º Fórum Kids de Sustentabilidade, destinado a sensibilizar as crianças sobre a importância do cuidado com o meio ambiente.
Na variedade de frutos do mar, a 25ª edição do Festival Capixaba de Frutos do Mar de Iriri acontece de 11 a 15 de novembro em Anchieta (ES) e representa a força da gastronomia capixaba, atraindo milhares de turistas e visitantes.
ESPORTE– Conhecida como a cidade das flores, Holambra (RS) realiza neste sábado (08/10) a Corrida das Flores, famosa pelas cores que cercam os 7 km da corrida, que conta com premiação geral e diferentes tipos e kits.
O XXIX Torneio Internacional de Pesca promove um evento filantrópico, onde toda a renda arrecadada é revertida para o Hospital da cidade. Além disso, o torneio desenvolve o turismo de pesca esportiva com seriedade, qualidade e técnicas no Rio Paraná e Lago de Itaipu. O torneio acontece entre os dias 21 e 22, em Guaíra (PR).
Reunindo todos os escaladores do Nordeste, o Encontro dos Escaladores, realizado de 12 a 15 de outubro, acontece, esse ano, em Araruna (PB). O foco do evento é atrair escaladores, não apenas do Nordeste, mas de todo o Brasil, para conhecerem o potencial esportivo das cidades de sediam o evento. Nesse período, são ministradas palestras e oficinas por escaladores à nível local e internacional. A integração entre as associações organizadoras e a população local procura valorizar a cultura, os costumes e a economia dos municípios sede.
Esse e outros eventos podem ser consultados no Calendário do MTur, acesse AQUI .
Por Vitória Moura
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Mín. 16° Máx. 25°