Na última sexta-feira (29/09), aconteceu o Encontro Brasileiro de Enoturismo na 50ª edição da Abav Expo 2023, no auditório Copacabana, no Rio Centro, na cidade do Rio de Janeiro. O debate foi uma parceria entre o Ministério do Turismo (MTur) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e contou com a participação de vitivinicultores e representantes de instituições do setor público e privado engajadas com a temática do Enoturismo.
Durante o evento, foi apresentado o levantamento dos estabelecimentos vitivinícolas que atuam com o segmento de Enoturismo e um painel com os principais tipos de produtos e serviços ofertados ao turista em agrupamentos regionais/territoriais ao qual pertencem. Além dos canais e formas de comercialização, como diferenciais competitivos de posicionamento entre grandes e pequenas vinícolas, resultado de um trabalho de mapeamento feito pelo SEBRAE.
Também houve a indicação para a formalização de um grupo de trabalho, que terá, além das instituições públicas e privadas, a representação dos estados/regiões produtoras da uva e do vinho, com o intuito de fortalecer cada vez mais, tanto a produção de vinhos brasileiros, quanto a atividade turística nesses espaços. O objetivo é identificar, de forma participativa, diretrizes e critérios que deverão guiar o desenvolvimento do enoturismo no Brasil. A expectativa é que a apresentação da entidade organizada aconteça durante o Salão do Turismo, que ocorrerá em Brasília, no período de 15 a 17 de dezembro de 2023.
Representando o Ministério do Turismo (MTur), o secretário Nacional de Planejamento, Competitividade e Sustentabilidade no Turismo, Milton Zuanazzi, destacou a importância de ampliar e qualificar a oferta de experiências turísticas em vinícolas e vitivinícolas, ressaltando a necessidade da criação de uma entidade de Enoturismo para o Brasil.
"Devemos aproveitar o potencial do Brasil para apresentar a visitantes e turistas um produto com alta qualidade, de maneira a promover o segmento. A criação de uma entidade ou associação atuará de forma integrada com o Ministério do Turismo, os produtores e os demais parceiros, como o SEBRAE, no desenvolvimento e no fortalecimento do produto”, destacou o secretário.
No local, também estiveram presentes representantes do Sebrae GO e Sebrae DF que apresentaram iniciativas que vem sendo desenvolvidas, como a Rota Pireneus e a Vinícola Brasília. Já o representante do SEBRAE SC destacou o desenvolvimento do Enoturismo no estado, com o trabalho de indicação geográfica, em terrenos de altitude.
Por Vitória Moura
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Mín. 16° Máx. 25°