Na Semana Nacional de Trânsito, que começa nesta segunda-feira (18), o desafio dos órgãos e instituições que trabalham direta ou indiretamente com o trânsito é conscientizar a população de que a responsabilidade para a segurança nas vias é de todos: motoristas, pedestres, motociclistas e ciclistas. De forma mais leve e divertida, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) distribuirá nas inúmeras ações desta semana, além de informações, adesivos coloridos e divertidos com frases inspiradas no jeitinho mineiro de se expressar; objetivo é chamar a atenção da população e fazer a mensagem circular.
Crendeuspai! Nada de dirigir e mandar mensagem
Grande vilão do trânsito, o telefone celular tem tirado a atenção de muitos motoristas e também de pedestres que, muitas vezes, deixam de prestar atenção na via para checar uma notificação na tela. A desatenção certamente é responsável por parte dos 161 mil acidentes de trânsito registrados em Minas Gerais de janeiro a julho deste ano. Os dados revelam aumento de 10% no número de acidentes quando comparado com o mesmo período do ano anterior.
Em todo o estado, o Anel Rodoviário, no trecho de Belo Horizonte, é a via que apresenta o maior índice de registros, seguida pela Avenida Cristiano Machado, também na capital. De janeiro a julho deste ano, mais de mil pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito no estado. Em números absolutos, foram 1.048 vítimas fatais; no mesmo período do ano anterior foram 1.130 vítimas. Apesar da redução de 7% das vítimas fatais, o esforço de todos os órgãos e instituições é para que este número se reduza ao máximo.
Não inventa moda. Respeite a faixa de pedestre!
A frase acima está em um dos adesivos que serão distribuídos a partir desta semana em blitz e ações educativas. Ela é voltada tanto para motoristas quanto para pedestres. Os números do Observatório de Segurança Pública da Sejusp não deixam margem para dúvidas quanto à importância dessas mensagens e iniciativas. Dos 161 mil acidentes de trânsito registrados em Minas de janeiro a julho deste ano, 121.293 foram acidentes sem vítima e 40.647 tiveram vítimas.
As ações da Semana Nacional de Trânsito são coordenadas pela Sejusp e contarão com a participação da Polícia Militar , Polícia Civil , Polícia Penal , Corpo de Bombeiros Militar , Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (antigo Detran), Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) , Secretaria de Estado de Educação (SEE) , Secretaria de Estado de Saúde (SES) , Polícia Rodoviária Federal (PRF), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), BHTrans, Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH), Sistema Socioeducativo e Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas da Sejusp.
Se beber, não dirija! Esse trem é coisa séria!
Antecipando a abertura da Semana Nacional de Trânsito, Belo Horizonte contou na noite de sexta-feira (15) com uma mega operação integrada em uma área de grande concentração de bares – a Rua Alberto Cintra, na região Nordeste da capital. Na ação, 81 motoristas foram abordados; entre eles, dois cometeram crime por embriaguez, quatro eram inabilitados e 11 cometeram infração por embriaguez ou recusaram o bafômetro. Ou seja, 20% dos abordados apresentaram problemas.
Mín. 17° Máx. 28°